O Professor Guilherme Chagas (turma 5°A) está trabalhando com os gibis da Turma da Mônica e construindo com os estudantes diferentes tipos de histórias em quadrinhos. Com um gênero textual que agrada e desperta interesse em crianças, jovens e adultos está sendo possível aprimorar as habilidades de escrita, leitura e oralidade de uma forma prazerosa e divertida.

O aniversário de 24 anos do CAIC foi comemorado com muita alegria por toda família Caiqueir@; tivemos diversos momentos de confraternização que possibilitaram estreitar laços de amizade e companheirismo.  

As atividades comemorativas iniciaram na sexta-feira, 18 de maio, com piquenique, contação de história e circuito de brincadeiras na Educação Infantil; muita dança e movimentos com Xbox nos Anos Iniciais, além é claro, do tradicional "Parabéns pra você"; a Educação de Jovens e Adultos (EJA) participou de uma noite de jogos, com futsal (I e II Bloco), jogos de tabuleiro, pingue-ponge e o brechó realizado pela professora Mary Jane. Para acompanhar as festividades do dia, um delicioso bolo produzido pelas funcionárias do refeitório foi servido aos Caiqueir@s. As comemorações continuaram no sábado, 19 de maio, onde equipe gestora e professores participaram de um almoço no CTG da Furg; o momento foi repleto de descontração e regado a muitas risadas. Parabéns CAIC! Parabéns a todos que constroem a história dessa escola todos os dias!

Por Núbia Martinelli (professora das turmas 9ºA e 9ºB de 2018)

Modelos atômicos

O conteúdo de Ciências do 9º ano deve englobar uma visão geral sobre as Ciências Naturais, principalmente Química e Física e seu desenvolvimento ao longo do tempo, destacando aspectos de interesse dos estudantes, no nosso caso, por enquanto, esse interesse esteve focadono Sistema Solar, e no mundo subatômico e molecular, que estão servindo de fatores desencadeadores do planejamento das aulas, que são desenvolvidas, dialogicamente, de modo a propiciar a elaboração dos conceitos científicos, implicados em cada conteúdo, pelos estudantes.

No dia 05 de maio tivemos o segundo encontro em cumprimento ao Plano de Ação 2018. Nessa oportunidade foi discutido o tema do Planejamento através da exposição dialogada da Professora Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG). Com o título “Re-significar o planejamento escolar e o papel do professor”, foi possível refletir sobre a importância de planejar nossas atividades no cotidiano escolar, principalmente diante de tantas mudanças tecnológicas e sociais.

No dia 04/05, sexta-feira, tivemos a ilustre visita dos graduandos do curso de Educação Física da FURG nas turmas de 7°ano e também na Educação Infantil. A visita se deu por conta de que alguns desses universitários são de origem indígena e puderam explicar um pouco mais sobre a sua cultura e tirar algumas dúvidas dos alunos. Nessa ocasião, tivemos representantes de duas tribos diferentes, a Kaingang e a Guarani, mostrando que mesmo que as duas sejam de origem indígena, cada qual possui a sua tradição, sua língua, além de possuir também práticas e conhecimentos únicos. É por isso que não podemos dizer que existe uma única “cultura indígena”: cada comunidade tem seu modo de ser.

Subcategorias