Alunos dos 6° anos participaram na sexta-feira, 04 de maio, da continuidade do projeto da Furg que visa enriquecer a merenda escolar com uma alga chamada de Spirulina. Na oportunidade, os alunos puderam degustar barras de cereais produzidas com a alga.

Spirulina é uma microalga reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e utilizada como complemento alimentar devido a sua qualidade nutricional. Esta microalga pode conter até 70 % de proteínas, além vitaminas e minerais, sendo uma alternativa para o enriquecimento nutricional de alimentos. Neste contexto, o Laboratório de Engenharia Bioquímica (LEB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir da parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) trabalha com o objetivo de adicionar a microalga Spirulina em pó em alimentos da merenda escolar.

O Laboratório de Engenharia Bioquímica iniciou a parceria com o CAIC em 2016, por meio do Projeto Spirulina, onde alguns alunos, mediante autorização dos pais/responsáveis colaboram com a pesquisa. Até o momento, as atividades realizadas no CAIC foram análise sensorial do bolo, pudim e barra de cereal enriquecidos com Spirulina. Os resultados obtidos demonstram que os alimentos adicionados de Spirulina obtiveram elevada aceitação pelos estudantes.

O responsável pelo projeto é o professor Jorge Alberto Vieira Costa da Escola de Química e Alimentos/FURG.

 

Confira mais fotos em: Acontece no Caic.

Se gostou curta e compartilhe!!