O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC/FURG) emerge na década de 1990 dentro de um contexto histórico marcado pela discussão e constituição de propostas – no âmbito mundial – que buscavam superar o grave quadro de exclusão social, política e econômica que acometia as populações dos países denominados subdesenvolvidos ou pertencentes ao terceiro mundo. O Brasil apresentava índices muito abaixo dos esperados e isso exigia do Governo Federal medidas que pudessem superar a situação de miserabilidade, ausência de acesso ao processo de escolarização formal e atendimento integral nos campos da educação e saúde.

Nesse sentido, através do “Projeto Minha Gente” em 14 de maio de 1991 foram criados os CIAC’s (Centro Integrado de Apoio a Criança). Seu intuito era garantir o atendimento básico em saúde, educação, assistência e promoção social de forma integrada. A Cidade de Rio Grande foi contemplada com uma dessas Unidades, a qual foi construída dentro do espaço da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Campus Carreiros.


Em Rio Grande, o CAIC iniciou suas atividades em 1994. O fato de ter sido construído dentro da Universidade (FURG) possibilitou uma estrutura de funcionamento, bem como propósitos e ideias que se diferenciavam dos demais CAIC’s. Elucidando isso, cabe destacar o convênio firmado entre a Prefeitura Municipal do Rio Grande e a FURG para a criação da Escola Municipal Cidade do Rio Grande e o funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde da Família, em parceria com a Secretaria de Município de Saúde e que atua dentro da política do Sistema Único de Saúde.


O público atendido, desde a fundação do CAIC, é formado por moradores do entorno – Bairros Castelo Branco II, Cibrazém, Cidade de Águeda, Vila Maria e adjacências. Quando firmado o convênio entre a FURG e a Prefeitura Municipal (através da então Secretaria Municipal de Educação e Cultura) institui-se uma organização de trabalho e funcionamento que, com algumas transformações, vem se mantendo até a contemporaneidade. A supracitada parceria prevê, desde 1994, a utilização da estrutura do CAIC, viabilizando o funcionamento da escola através de um sistema de gestão compartilhada entre ambas as instituições.


Com o inicio das atividades no Centro, é criado um projeto de trabalho intitulado “Projeto Ágora”, que teve em sua origem um grupo interdisciplinar de professores de diferentes departamentos da Universidade. A proposta contemplava carga horária de 40h semanais com o grupo de professores, os quais deveriam ter dedicação exclusiva, sendo esta dividida em um turno em sala de aula e no inverso, preenchido por reuniões diárias para formação e discussão administrativas e sociais.

Esse projeto visava à construção da cidadania, desenvolvendo uma proposta político-pedagógica desencadeadora de experiências participativas e democráticas, onde a comunidade e os agentes envolvidos fossem atuantes nas decisões que lhes coubessem tomar.


Na história do CAIC, os momentos de formação dos profissionais sempre ganharam destaque. Atualmente, os professores possuem, uma vez por semana encontros com a Equipe Pedagógica, a fim de dialogarem a proposta da escola e do Centro, visando compreender e elaborar estratégias de ensino que qualifiquem os espaços escolares, garantindo às crianças, adolescentes, jovens e adultos o direito de aprender e, além disso, consolidando sua formação em temáticas pertinentes a prática docente, com a finalidade de qualificar ainda mais o que é desenvolvido pela Escola. Destes encontros, propostas de trabalho surgem, além de trocas de experiências e saberes que complementam o fazer da escola, corroborando para o crescimento do grupo de professores, grupo gestor, alunos e comunidade.