No dia 07 de abril de 2017, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é entendida pelo órgão como um “um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas, redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil e trará os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para as crianças e jovens em cada etapa da educação básica em todo país”.

A elaboração da BNCC teve seu inicio no ano de 2014, e foi resultado do que o Ministério chama de um processo de “aperfeiçoamento do documento” que recebeu mais de 12 milhões de contribuições entre setembro de 2015 e março de 2016 e mais 9mil  entre junho e agosto de  2016, com a realização de seminários organizados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME).

O texto apresentado semana passada será encaminhado para apreciação do Conselho Nacional de Educação e,  após isso,  a versão final será homologada pelo MEC.

Ainda que o órgão em questão afirme que “as redes de ensino terão autonomia para elaborar ou adequar os seus currículos de acordo com o estabelecido na Base – assim como as escolas têm a prerrogativa de contextualizá-los e adaptá-los aos seus projetos pedagógicos” sabemos que a BNCC é um documento fundamental para a definição da política escolar no que se refere aos aspetos de organização pedagógica e seus desdobramentos: objetivos, proposta metodológica, avaliação e instrumentos externos de aferição de resultados.

Assim, é importante que possamos conhecer o documento e aprofundar a discussão sobre o mesmo! Confira abaixo a BNCC em sua terceira versão: 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

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