Nos dias 09 e 10 de novembro, no CAIC, tivemos a realização da IV Festa Literária do CAIC, com a presença do poeta, agitador cultural e fundador do Sarau da Cooperifa Sérgio Vaz. Com o tema "Enquanto eles capitalizam a realidade, eu compartilho meus sonhos", uma das mais belas e significativas frases do autor, a FLIC proporcionou dois dias de muita poesia, boniteza e inéditos viáveis.

A periferia e suas vozes e sonhos estiveram presentes em cada uma das atividades propostas, Sérgio Vaz encantou a todos e mostrou que é possível e, mais do que isso, necessário sonhar com um mundo melhor, justo, fraterno e onde todos possam viver com dignidade e poesia.

Antes da chegada do poeta no CAIC, nossos professores  e estudantes já haviam criado muitos espaços que sistematizaram o trabalho realizado, tanto sobre a literatura da periferia, quanto demais temas que dialogaram com cada uma das modalidades educacionais presentes no CAIC, desde a Educação Infantil, até a Educação de Jovens e Adultos.

Foi o trabalho proposto pelos professores nos meses que antecederam a Festa, que garantiu a riqueza do diálogo com Sérgio Vaz, bem como o sucesso das demais atividades propostas, como por exemplo, o clima de magia que tomou conta da Educação Infantil e empolgou nossos pequenos durante a FLIC e o espaço montado na sala de leitura da Biblioteca, que foi denominado Caiquerifa e foi palco de muita poesia, na voz de nossos estudantes e professores.

Sérgio Vaz participou de uma roda de conversa no dia 09 de novembro com os estudantes da EJA, na qual falou do quanto é revolucionário voltar a estudar e superar as adversidades, que ele conhece bem, posto que viva na periferia e cotidianamente enfrente problemas e situações que se assemelham com as sentidas pela comunidade caiqueira. Foi uma fala cheia de emoção e sentido, que mostrou o quanto a Literatura da Periferia é uma ferramenta potente de transformação social. No final da noite o autor fez uma Palestra, com o título "Sérgio Vaz: o colecionador e multiplicador de pedras, sonhos e poesia", que levou um público significativo até o CIDEC, ávidos por conhecer  mais do autor e escutar suas poesias.

Sem dúvida, ouvir Sérgio Vaz declamando poemas como "Porém" ou "Novos Dias", que falam da vida, da morte, da superação, da esperança, mas sobretudo da importância da luta e da necessidade de buscarmos sempre o melhor possível foi algo único.

Durante todo o dia 10 de novembro, o autor esteve no CAIC e fez duas rodas e conversa com os estudantes, que puderam declamar seus poemas e também fazer perguntas para Sérgio, que mostrou o quanto é acolhedor e capaz de criar uma interação ao mesmo tempo poética e transformadora. Foi um dia carregado de emoção e esperança.

O encerramento de nossa FLIC foi em forma de Sarau, com a realização do primeiro Sarau Caiquerifa, no qual, além de ouvir o autor, nossos profissionais puderam declamar poesias e confraternizar.

Em sua quarta edição, a Festa Literária do CAIC valorizou a periferia e sua poesia, que está não apenas nas palavras, mas na ação cotidiana, na luta, na trajetória de cada um dos nossos estudantes ou profissionais.  Uma atividade tão rica e cheia de sentido só foi possível pelo envolvimento de todos: gestão, professores, profissionais de diferentes segmentos, estudantes e comunidade em geral. Por isso, agradecemos cada um que contribui e atuou para que a IV Flic fosse um sucesso!

Quer ver como foi e acompanhar tudo o que aconteceu durante os dois dias de Festa? Acesse nosso álbum em: Acontece no Caic.

 

Se gostou curta e compartilhe!!