Ao longo do ano muitas atividades foram realizadas com nossas turmas acerca da história e cultura afro-brasileiras. Durante o mês de novembro e, de forma mais específica, entre os dias 16, 17 e 18 do mesmo tivemos um conjunto de exposições, oficinas, intervenções e ações com os estudantes que evidenciaram o crescimento dos sentidos e significados que o tema “Somos todos África” tem adquirido em nosso fazer pedagógico cotidiano.

Em sua segunda edição, a Ação Cultural trouxe em sua programação oficinas desenvolvidas pelo centro de Tradições Gaúchas Farroupilhas da Universidade Federal do Rio Grande, as quais foram realizadas nos três turnos em nosso Centro. No dia 17 de novembro foram realizadas três edições do CineCAIC, organizadas pelo nosso bolsista de Extensão Universitária Thiago Madruga. Foram apresentados os vídeos Kiriku e a Feiticeira e Uma História de Amor e Fúria.

Nos recreios foram realizadas intervenções com as turmas, tanto com danças, quanto com brincadeiras de origem africana Estiveram coordenando as ações a professora Bilina Peres e Thaís Bachinni. Na biblioteca foram realizadas atividades de contação de histórias, coordenadas pela bibliotecária Priscyla Vasconcellos. A professora Thaís Bachinni realizou inúmeros projetos com os estudantes: construção das bonecas Abayomi, móbiles com o tema África e intervenções no recreio com as crianças. Além disso, ela participou das ações da SMED,onde compartilhou sua experiência com os colegas da Rede Pública Municipal.

Os professores Sara e Guilherme, do quarto ano apresentaram a Exposição “Contribuições da Cultura Africana” em nosso saguão. Segundo relato de ambos os educadores “ o projeto surgiu da necessidade de trabalharmos mais a história e as contribuições trazidas pelos africanos para o Brasil. Dessa forma, foram realizadas semanalmente atividades que abordaram o tema e contribuíram para o desenvolvimento da leitura, interpretação, produção textual, bem como fomentaram a consciência crítica dos estudantes”. Na realização do trabalho com máscaras africanas, teve papel fundamental a ação de nosso monitor e bolsista de extensão Marcos Marques, que conduziu a confecção das máscaras utilizando balões e jornais.

No dia 29 de novembro teremos uma Mostra Cultural em Homenagem ao 20 de Novembro. Essa será às 19h30m no Teatro do CAIC e contará com a participação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

 veja mais fotos

 

Se gostou curta e compartilhe!!