Entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro realizamos o VI Congresso do CAIC, o qual teve como tema "Desafios da Educação Popular". Na noite de abertura além da aprovação do Regimento e recondução dos integrantes do Conselho do CAIC, tivemos uma linda e emocionante apresentação das estudantes que fazem parte do Projeto Contadores de História, coordenadas pela professora Thaís Bachinni. As meninas falaram sobre a vida de Paulo Freire e reproduziram frases marcantes do autor.

As homenagens à Neci Bandeira e Vanessa Borges, representando as áreas da educação e saúde respectivamente, foram marcadas por muita emoção. Neci é a idealizadora do Congresso do CAIC e participou, seja como professora ou secretaria adjunta de educação do Rio Grande de todas suas edições. Como professora de Ensino Religioso e Vida e Cidadania sempre foi um exemplo de compromisso, rigorosidade, amorosidade e esperança em um futuro que é devir, que é possibilidade, inédito viável...Vanessa Borges foi agente de saúde em nossa Unidade Básica de Saúde da Família e fez um destacado trabalho no que tange à relação fraterna e acolhedora que sempre estabeleceu com a comunidade, desempenhando seu papel de forma comprometida, ética e solidária.

Ainda na primeira noite do VI CONCAIC tivemos a fala de Marco Mello, que é professor da Rede Pública Municipal e Estadual de Porto Alegre e trabalha com pesquisa participante e educação popular. Ele abordou aspectos fundamentais de nosso tempo presente, no que se refere aos resultados da última eleição, a forma como o debate entre esquerda e direita está pautado na atualidade e os desafios que enfrenta a educação popular.
Foi uma discussão fundamental para que pudéssemos pensar nos limites e possibilidades de nossa ação, tanto no campo da saúde, quanto da educação e extensão universitária, afinal, precisamos ter clareza acerca das mudanças políticas que tivemos atualmente, os diversos projetos que tramitam no Congresso Nacional e retiram conquistas histórias dos trabalhadores, bem como tolhem a liberdade docente.

O dia 01 de novembro foi dedicado às Rodas de Conversa nas salas, as quais tiveram como fio condutor a obra "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire. Um rico debate e troca de ideias possibilitou que fossem construídas Propostas de Ação, que foram apresentadas na Plenária Final no turno da tarde.
Confiram as Propostas de Ação aprovadas na sexta edição do Congresso do CAIC na integra:

Sala 01
• Qualificar as ações do programa saúde na escola, organizando-o da seguinte forma:
• Período de realização das avaliações; Abril/Agosto.
• Avaliação visual = Sala de Recursos
• Avaliação antropométrica: Projeto matemática e ciências (AF) professores (AI).
• Avaliação da carteira de vacinação e cartão SUS: Secretaria.
• Ter no calendário do CAIC a previsão de dois encontros de formação e articulação de ações com os profissionais da saúde e da educação, respeitando e especificidade de cada nível e modalidade.
• Qualificar o grupo de adolescentes realizado em parceria com a NASF: maior número de estudantes envolvidos.
• Uma estratégia é convidar o grupo de adolescentes que participa hoje para divulgar para os outros adolescentes em 2017.
• Planejar de forma coerente e respeitosa com a comunidade os acessos ao CAIC (pedestres, comunidade e estacionamento) devido a obra do campo esportivo.
• Ver como garantir o espaço de utilização da ambulância para que os carros não parem ali. E planejar o funcionamento.
• Solicitar aos vigilantes que chamem os responsáveis pelos carros para que os mesmos sejam retirados.
• Qualificar o acesso de cadeirantes ao CAIC:
• #Retirar as pedras;
• # Colocar placas sinalizadoras;
• # Orientar a vigilância para auxiliar nesse cuidado (passagem de motos);
• Articular o “tempo para as famílias” aos grupos da área da saúde:
• # Planejamento familiar
• #artesanato
• #Pré-natal
• #Crônicos
• # Adolescentes.
• Para dialogar: - Cuidados com o corpo e saúde.
• Trabalhar o mês da família articulado com a saúde;
• Reorganização dos espaços físicos da saúde – ampliação do ambulatório e mudança da sala de reuniões

Sala 02
• Instituir estratégias de promoção da saúde na escola: escovação dos dentes; lavagem das mãos; atividade física; alimentação saudável; proibição de alimentos industrializados (chips, refrigerante, etc.) e educação sexual – orientação.
• Estratégias lúdicas que contemplem todo o ensino fundamental, EJA e Educação Infantil.
• Propor uma coordenação para o Programa Saúde na Escola, articulando a área da suade e educação;
• Projeto Cuidando dos Cuidadores: espaço de dialogo e acolhimento na prevenção da saúde mental do trabalhador do Centro.
• Criação do Comitê Saúde – Educação – Cidadania no CAIC, com reuniões mensais para discussão e acompanhamento dos casos.
• Propor a articulação da área da saúde integrada a educação na viabilização da educação familiar, buscando apoio da rede de atenção do município.

Sala 03
• Grêmio Estudantil (que pode estar atrelado ao “Acreditar é investir”).
• CPM: mães como multiplicadoras dos trabalhos voltados para as famílias.
• Resgatar o sentido da escola para famílias/comunidade.
• Promover ações conjuntas para os diferentes níveis (paradão pedagógico).
• Promover “Feira de saberes”, entre os níveis com o que está sendo construído na escola.
• Seminários integradores com temas geradores mensais.
• Esportes em equipe com famílias/alunos/comunidade.
• Possibilitar ações conjuntas entre escola e família dentro das rotinas das salas de aulas.
• Reutilizar materiais que estejam estragando ou já estragados para confecção de brinquedos e jogos.

Sala 04
• Fazer assembléias com todos profissionais, estudantes e comunidade escolar, inclusive para estabelecimento de regras comuns;
• Temas geradores problematizados nas assembléias a partir da perspectiva da educação popular:
• Criação de um coral rítmico com repertorio latino americano;
• Ampliar o projeto de teatro;
• Aprofundar a discussão sobre a identidade docente e discente e o papel político da educação;
• Criação de um Grêmio Estudantil com sala;
• Criação de um grupo de estudos sobre Educação Popular;
• Ter um dia da rádio com músicas anos 80 e demais manifestações musicais, estudando o tema em aula, com realização de pesquisas e exposições;
• Articular propostas com os bairro e as Associações de Moradores;
• Fazer discoteca anos 80;

Sala 05
• Intensificar saídas de campo com propósito pedagógico;
• Criar procedimentos sistemáticos de aproximação dialógica entre professores dos níveis EI e AI, AI e AF e AF e EJA; (passagens de turma)
• Fomentar práticas pedagógicas individuais e coletivos que possam reconhecer saberes escolares com conhecimentos do mundo;
• Ampliar o atendimento do berçário de 6 meses a 1 ano na EI;
• Construir práticas de conscientização coletiva, sobre o cuidado com materiais didáticos, de uso geral e patrimônio da escola, com vistas aos estímulos à autonomia e a cidadania dos sujeitos educandos e educadores.

Sala 06
• Formação continuada específica para cada deficiência, bem como a presença de profissionais da sala de recursos em cada turno da escola (1 para a Educação Infantil, 1 para os Anos Iniciais e 1 para Anos Finais e EJA).
• Formação continuada também para monitores e educandos na escola (oficinas).

Sala 07
• Reconstruir a cultura de dialogo e respeito mútuo entre alunos – professores – funcionários – famílias – gestão no CAIC.
• Reformular e qualificar o instrumento de avaliação que antecede o Conselho de Classe, oportunizando a participação efetiva dos alunos por meio de rodas de conversa e plenárias.
• Desenvolver os conteúdos programáticos articulados a vivências práticas/experiências,visando à indissociabilidade entre teoria e a prática.
• Ampliar o atendimento da Educação Infantil ofertando nova turma de berçário abrangendo a demanda de 0 – 1 ano.
• Respeitar a faixa etária do berçário já implementado conforme prevista em regimento.
• Promover a formação continuada para professores, monitores e demais funcionários do CAIC com os profissionais da sala de Recursos.
• Promover o espaço de formação continuada dos funcionários do CAIC no âmbito das suas funções.
• Reiterar a proposta de construção do grêmio Estudantil.
• Efetivar a acessibilidade através da aquisição de livros ilustrados em Braille e de fonte ampliada, livros com áudio descrição, brinquedos e jogos adaptados para as salas de aula e para as praças.
• Reformar e organizar o ginásio.
• Qualificar as práticas desportivas e retomar os projetos extraclasse.
• Retomar o processo de recuperação trimestral.
• Promover projetos de conscientização sobre desperdícios de alimentos e repasses de uniformes.
• Formalizar o processo de orientação das formaturas para os 9°anos.
• Adquirir cadeiras de alimentação, carros de passeio, brinquedos e jogos de acordo com a faixa etária que contemplem a diversidade.

Sala 08
• Construir ações de diálogo para que o CAIC constitua-se como um centro pautado no respeito nas diferentes relações que se estabelecem.
• Discutir nos diferentes espaços o que é o diálogo;
• Garantir tempo/espaço de diálogo para todos os sujeitos do centro;
• Criar estratégias comuns de diálogo para mediação de conflitos
• Possibilitar que os sujeitos envolvidos em situações de conflito criem alternativas de solução;
• Avaliar a cada trimestre, nos diferentes espaços do CAIC, as ações de diálogo propostas na meta.

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