Fundado em 27 de dezembro de 1885 e sendo a mais antiga instituição filantrópica do Estado no que tange ao atendimento de idosos,  o Asylo de Rio Grande tem muitas histórias a contar. Mantida através de doações, incentivos e trabalhos voluntários, a entidade se dedica em manter um cuidado especial e oferecer conforto a terceira idade. 
Com intuito de deslindar e registrar essas memórias, para além de fortalecer e aprofundar o conhecimento e solidariedade intergeracional  estamos realizando um projeto de extensão que propõe estabelecer um diálogo entre nossos estudantes e os moradores do Asylo, o que implicou em uma formação inicial sobre o que é o  envelhecimento e o fenômeno biológico da velhice, bem como demais questões relacionadas ao tema.
  
A primeira intervenção no Asylo ocorreu no dia 14 de outubro no turno da tarde com a participação dos bolsistas da Coordenação de Comunicação e Cultura e direção do CAIC, acadêmicos do curso de História e estudantes do 9° ano A.
  
Inicialmente, o grupo conheceu as acomodações da instituição, bem como seu funcionamento e posteriormente foram realizações apresentações musicais, que animaram tanto nossos extensionistas, quanto os idosos.
  
Os integrantes do projeto, estudantes e organizadores, desde sua chegada e apresentação à  instituição, compartilharam muitos momentos de alegria e integração, os quais foram possibilitados pelos instrumentos musicais, canto, dança, fotografias e rodas de conversa. 
 A troca de conhecimentos e diferentes realidades estabelece um vínculo de afeto e de respeito com o idoso e constitui uma fecunda integração entre a Universidade, a Escola e o Asilo de nossa cidade.
 
 
 
Se gostou curta e compartilhe!!