O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) é uma unidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) que desenvolve ações extensionistas, em consonância com a Política de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em suas áreas principais: Educação e Saúde.


 

Através de convênios com a Prefeitura Municipal do Rio Grande (PMRG) funcionam dentro do Centro as seguintes instituições:

  • Escola Municipal Cidade do Rio Grande: que tem uma proposta de gestão compartilhada entre a FURG e a PMRG e atende aproximadamente 760 alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos;

 

  • Unidade Básica de Saúde da Família (nome do médico): responsável pelo atendimento da Comunidade do Bairro Castelo Branco II e arredores, dentro da política do Sistema Único de Saúde.

 

A Universidade Federal do Rio Grande concretiza sua atuação extensionista no CAIC através de sua inserção na Equipe Pedagógica da Escola e da articulação de três Coordenações:

  • Coordenação de Estágios e Projetos: que atua no acolhimento e inserção dos universitários e pós-graduandos que buscam o CAIC para realização de seus estágios curriculares e extracurriculares e, além disso, organiza e assessora os diversos projetos de extensão desenvolvidos de forma articulada com a Gestão do Centro.

 

  • Coordenação de Educação e Direitos Humanos: que desenvolve projetos com estudantes e famílias buscando garantir o acesso às políticas públicas e ampliação da cidadania, bem como coordena o trabalho desenvolvido na Escola Municipal Cidade do Rio Grande no que concerne ao atendimento especializado e individualizado aos estudantes com dificuldades de aprendizagem ou condições de vulnerabilidade.

 

  • Coordenação de Comunicação e Cultura: que tem como foco propor e gerir ações que favoreçam o diálogo entre o CAIC e seus públicos interno e externo, promovendo o acesso democrático às informações institucionais, assegurando novos espaços de expressão da comunidade educativa e oportunizando ações extensionistas no campo da cultura e da comunicação no CAIC e seu entorno, através do fortalecimento de práticas educativas não formais.

A Coordenação de Comunicação e Cultura é responsável por divulgar as ações que acontecem no CAIC. Esta página institucional é um exemplo disso. Mas, ela precisa ser fortalecida com a participação de muitas mãos: a de todos que fazem parte da comunidade caiqueira.

Então, não deixem de nos procurar com dúvidas, sugestões, propostas.

Usem o espaço “Fale conosco” para isso!