Entre os dias 17 e 18 de novembro, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente participou das atividades que fizeram parte do lançamento do Movimento #HeForShe (#ElesPorElas) na cidade de Rio Grande, o qual foi composto por diversas ações propostas pela FURG e a Prefeitura Municipal do Rio Grande e a realização do Seminário Integrador 15 anos do GESE - Interlocuções sobre gêneros e sexualidade na escola.
Além do projeto Biblioteca Itinerante, com a Kombi do CAIC, que contou com atividades organizadas por Anderson Souza e a bibliotecária Pryscila Vasconcellos, nossas professoras Meri Elen Bastos e Ana Cláudia Lanau estiveram apresentando seus trabalhos, os quais foram resultantes da participação no curso que abordou o tema escolas promotoras da igualdade de gênero, proposto pelo GESE e a professora Juliana Silva, atuou na comissão organizadora do evento.

Nos dias 09 e 10 de novembro, no CAIC, tivemos a realização da IV Festa Literária do CAIC, com a presença do poeta, agitador cultural e fundador do Sarau da Cooperifa Sérgio Vaz. Com o tema "Enquanto eles capitalizam a realidade, eu compartilho meus sonhos", uma das mais belas e significativas frases do autor, a FLIC proporcionou dois dias de muita poesia, boniteza e inéditos viáveis.

A periferia e suas vozes e sonhos estiveram presentes em cada uma das atividades propostas, Sérgio Vaz encantou a todos e mostrou que é possível e, mais do que isso, necessário sonhar com um mundo melhor, justo, fraterno e onde todos possam viver com dignidade e poesia.

Entre os dias 23 e 27 de outubro, nossa escola participou da campanha, que está sendo realizada em todo o Brasil, que busca divulgar e conscientizar sobre a importância das medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e Zika Vírus.

A professora Sandra Mallorca está dialogando o tema com nossas turmas, tanto na Educação de Jovens e Adultos, quanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental. As turmas da II e IV etapa da EJA e o 6° ano do turno da manhã participaram da proposta. Além de participar de palestras, as turmas fizeram cartazes com o intuito de conscientizar os colegas sobre as práticas que devemos adotar para evitar a proliferação do mosquito e das doenças. Confiram em Acontece no Caic como foi a atividade.

Na sexta-feira, dia 27 de outubro, recebemos no CAIC os colegas gestores de escolas públicas municipais da Zona Oeste, a Secretaria de Município de Educação do Rio Grande e integrantes do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e de Gestores e Práticas Pedagógicas - coordenado pela professora Ana Lúcia Freitas - e do Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos, para a realização de um café cultural e uma Roda de Diálogos com os gestores, cujo título foi "Escola ComVida: como se concretiza o Projeto Político-Pedagógico no cotidiano escolar e qual a importância da gestão da escola?".

A professora Elisabel Coutinho desenvolveu nas turminhas da Educação Infantil a prática do esporte slackline, como parte integrante das vivências corporais. Para quem não conhece, o slackline é um esporte que consiste em andar e se equilibrar em cima de uma fita apropriada para tal exercício.  Nem precisamos dizer que a atividade conquistou não somente os pequenos, como também os professores. Além de ser muito divertido, a atividade também melhora o equilíbrio, a postura, a concentração, aumenta a força e diminui o estresse. O desenvolvimento da atividade aconteceu num lugar com contato com a natureza, ao ar livre, o que favoreceu para torná-la ainda mais agradável.

Subcategorias