Na manhã do dia 23 de setembro, tivemos um encontro de formação com os professores da Educação de Jovens e Adultos do CAIC, que foi coordenado pela educadora popular Lisiane da Costa Claro, que é pesquisadora do tema e integra a equipe do PAIETS – Programa de Apoio ao Ingresso aos Ensinos Técnico  Superior da FURG.

O tema foi a Educação e Jovens e Adultos, a juventude e o mundo do trabalho. Inicialmente, a educadora questionou, com o grupo, os sentidos e significados do que é ser jovem e da juventude como fenômeno político e social.  O perfil dos estudantes da EJA vem sofrendo alterações ao longo do tempo, para ilustrar isso, Lisiane, trouxe dados da pesquisa de mestrado realizada por Veridiana Gomes Caseira que abordou o assunto.

Os desafios da EJA e a necessidade de mantermos nossa esperança e luta quando atuamos nesse contexto educacional, foi um dos pontos marcantes da roda de conversa proposta pela professora, que contou com a participação de Roberta Pereira e Francine Freitas Ávila. Essa última é estudante egressa da EJA, atualmente faz Mestrado em Educação na FURG e fez um relato de sua experiência, que emocionou nossos professores, pois sua história permitiu relembrar muitas trajetórias de jovens e adultos que frequentaram e frequentam a EJA no CAIC.

A responsabilidade de ser educador em um contexto marcado pela desigualdade e vulnerabilidade social, buscando construir experiências que nos tornem cada vez mais humanos e buscam superar  a opressão, que se apresenta de diferentes formas, foi mais um dos aspectos abordados pelas educadoras, que se coaduna com a proposta do CAIC, no campo da formação docente.

Lisiane trouxe aspectos históricos da Educação de Jovens e Adultos, pontuando a importância do II Congresso de Educação de Adultos, que foi realizado em 1958 e teve como um de seus expoentes Paulo Freire;  a Ditadura Militar de 1964 e a posterior criação do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização); o Ensino Supletivo e a década de 1980 – com a aprovação da Constituição  e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O cenário do inicio dos anos 2000 foi abordado. Esse é marcado por diversos programas voltados para os jovens, como o Programa Brasil Alfabetizado, o Projovem e o PROEJA.

Atualmente, seguimos enfrentando muitos desafios no campo da EJA, para refletir sobre isso, a professora Lisiane propôs que os professores, divididos em grupos, pensassem sobre o papel da EJA articulado às pautas da juventude. Os professores sortearam temas para fazer uma breve discussão e socializar com o coletivo, foram eles: a redução da maioridade penal, a reforma curricular e a escola sem partido.

Foi uma manhã de muitas reflexões, que possibilitou refletir sobre nossa tarefa como educadores populares no campo da Educação de Jovens e Adultos.  O CAIC agradece ao PAIETS e as professoras Lisiane, Roberta e Francine por nos proporcionarem uma manhã rica em diálogo e reflexões sobre nosso fazer docente.

 Confira como foi em nosso álbum de fotos: Acontece no Caic

Se gostou curta e compartilhe!!