Noite de muita emoção na Educação de Jovens e Adultos, com lançamento de livro e Oficina de Escrita Coletiva Nossa noite de encerramento da FLIC foi marcada por muita emoção e ensinamentos. A primeira atividade foi o lançamento do livro “Risos e Choros do I Bloco”.

 

A publicação é resultado do trabalho dos professores Fábio Dzikaniak, Kelly Brum e Cristiane Fuscald, com os estudantes Adriana, Ana Paula, Brendow, Carla, Carlos Luan, Cristiane, Daniel, Dilmar, Ederson, Eliana, Elianara, Eloisa, Endrew, Fábio, Fernanda, Geovana, Gessi, Jaqueline,Joelmir, Kelly, Lubia, Lucas, Lúcia, Maria de Fátima, Nicole, Sabrina, Sâmela, Tamires, Voildo e Volni. Como podemos ver são muitos autores, muitas mãos e histórias que fizeram este livro possível.

Na última noite de nossa Festa Literária, com convidados muito especiais – os estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal França Pinto – foi feito o lançamento da obra, com falas emocionantes, que nos fortalecem a esperança no papel da educação na transformação social, que é produto das pequenas revoluções que acontecem em nosso cotidiano. Para os estudantes que estiveram presentes na noite de hoje, homens, mulheres, jovens e adultos, escrever um livro e autografá-lo foi um marco em sua trajetória pessoal, em sua história, que produz mudanças que não podemos medir, pois envolvem seu reconhecimento como sujeito, como autor, como protagonista. Que este livro seja o primeiro de muitos e que tenhamos cada vez mais histórias sendo contadas em nosso Centro. Para aguçar a vontade de escrever, de contar histórias nada melhor do que a participação de um escritos, filósofo, educador, sonhador, poeta. Por isso, nosso convite foi para que Victo Hugo Guimarães Rodrigues, docente no Instituto de Educação da FURG pudesse fazer uma fala com nossos estudantes do I Bloco da EJA. Sua fala foi marcada de vida, de experiência de um sujeito que está no mundo e vive intensamente cada momento dele. Para escrever é preciso antes de tudo viver, então nada melhor do que escutar as histórias e poesias de Victor Hugo para fazer isso. Encerramos com sua participação nossa terceira edição da FLIC. É fundamental agradecer todos aqueles que se envolveram direta ou indiretamente com cada atividade, com cada exposição, com cada prática que foi realizada. Ações como nossa Festa Literária são resultado de trabalho coletivo, de sonhos, de compromisso. Que bom que a FLIC mostrou que temos muito disso e que podemos ser cada vez melhores, como instituição de ensino comprometida com as classes populares e com a construção de um mundo que seja justo, solidário, fraterno e emancipador.

dsc04545

Veja mais fotos

Se gostou curta e compartilhe!!